quarta-feira, 6 de agosto de 2014

QUEM ME DERA QUE A MINHA VIDA FOSSE UM CARRO DE BOIS - Alberto Caeiro(F. Pessoa)



 QUEM ME DERA QUE A MINHA VIDA FOSSE UM CARRO DE BOIS


Quem me dera que a minha vida fosse um carro de bois
Que vem a chiar, manhaninha cedo, pela estrada,
E que para de onde veio volta depois
Quase à noitinha pela mesma estrada.

Eu não tinha que ter esperanças — tinha só que ter rodas...
A minha velhice não tinha rugas nem cabelo branco...
Quando eu já não servia, tiravam-me as rodas
E eu ficava virado e partido no fundo de um barranco.

Ou então faziam de mim qualquer coisa diferente
E eu não sabia nada do que de mim faziam...
Mas eu não sou um carro, sou diferente
Mas em que sou realmente diferente nunca me diriam.


© ALBERTO CAEIRO
4-3-1914
In O Guardador de Rebanhos. Poemas Completos de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa, 1994


Nenhum comentário:

Postar um comentário